Como sabemos, uma boa gestão é feita com o alinhamento dos interesses da corporação e a execução das atividades de cada colaborador. Para manter essa sintonia dos objetivos traçados a curto, médio e longo prazo, precisamos estar sempre um passo à frente, com estratégias e organização das tarefas para driblar as dificuldades que surgem no caminho.

A importância do planejamento das tarefas:

É muito importante planejar as tarefas da semana com os colaboradores para preparar o futuro sobre qualquer aspecto. Organizar é administrar estrategicamente o tempo. Por isso, é importante a consciência de um melhor aproveitamento desse bem.

Afinal da mesma forma que o relógio pode correr ao nosso favor, quando há uma má gestão ele acaba se tornando um obstáculo, trazendo acúmulos e atrasos nas entregas, queda na qualidade, pressão e estresse.

Ter uma lista de tarefas definidas semanalmente que aponta as prioridades e quais resultados deverá ser alcançado traz mais clareza de quanto tempo deveremos dedicar em cada atividade.  

Esse hábito é muito indicado, pois conscientiza o processo de divisão de atividades diárias, gerando mais tranquilidade, produtividade e rendimento. Combate distrações no horário de trabalho e que demandas sejam levadas para casa.

Ou seja, a otimização de tempo facilita o sucesso profissional. O colaborador organizado consegue obter mais resultados positivos na vida pessoal e profissional e tem mais prazer ao executar suas atividades.

Por que organizar reuniões com a equipe no início da semana?

Reuniões semanais com a equipe são cruciais para manter todos alinhados e assegurar o bom andamento da empresa. Uma reunião entre vários aspectos consegue:

  • Identificar gargalos;
  • Promover alterações em métodos e procedimentos quando necessário;
  • Distribuir melhor as tarefas;
  • Colher feedbacks dos pontos positivos e negativos a respeito da semana anterior;  
  • Quantificar informações sobre processos operacionais;
  • Comunicar mudanças, implantação de novos projetos;
  • Acompanhar de perto projetos;
  • Checar o cumprimento de metas;
  • Obter avaliação mais clara e precisa sobre a empresa e seus funcionários.

Praticando a habilidade de ouvir 

Em uma reunião além de comunicar a todos sobre as mudanças ou objetivos, dá a chance dos colaboradores se expressarem. Mostrar pontos de determinadas situações ou ideias que podem agregar.

Essa habilidade em ouvir com atenção a opinião das pessoas enriquece qualquer instituição. A liderança se torna mais eficaz, com seus colaboradores se sentindo mais valorizados e interessados em encontrar soluções.

Fortalecimento da comunicação interpessoal da empresa:

Equipes desalinhadas apontam ausência da sinergia necessária para o sucesso. Trazem prejuízos em diferentes esferas da empresa, com maior probabilidade de retrabalho e correções.

Já o cenário oposto é caracterizado por atividades integradas, com planejamento conjunto, ou seja, o fluxo de trabalho das equipes é mais fluido. Com times mais apoderados, produção satisfatória e motivação.

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