Nascida a partir de 1994, a geração Z é uma espécie de versão ampliada das ambições e dos desejos da geração anterior, chamados Millenials – ou geração Y – nascidos entre 1981 e 1994.

Essas novas gerações vêm modificando e transformando a forma de trabalho nas empresas, a relação e a comunicação entre a equipe e por consequência, a cultura das empresas. Os jovens possuem características específicas que, em um primeiro momento podem parecer ser uma geração difícil de ser liderada, egoístas, com falta de foco, preguiçosos e que podem fazer o que quiserem.

Existem diversos motivos que estão por trás desse novo modo de pensar e agir da geração Z, como um reflexo da criação pelos pais, a facilidade no acesso à informação e comunicação através da internet, entre outros.

Independente do motivo, o mais importante para os empreendedores é entender de fato quais são as características dessa nova geração e como a sua empresa deve se adaptar para aproveitar ao máximo a nova força de trabalho e fazer dela uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Os números da nova geração:

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, 50% dos jovens da geração Z prezam por flexibilidade em relação a horários ou espaço físico dos locais de trabalho, contra 44% da geração Y; 48% acreditam que oportunidades para continuar aprendendo no trabalho são muito relevantes, contra 44% da geração anterior; e 51% dizem que as recompensas financeiras e benefícios são muito importantes, enquanto era para 63% dos Millenials.

A pesquisa apenas confirma e nos mostra que você como empreendedor precisa estar atento às mudanças e a sua empresa precisa se adaptar as características dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho, correndo o risco de ficar desatualizada e atrás dos concorrentes.

Entenda como fazer na prática:

1. Dê aos novos colaboradores um propósito e não um emprego: a nova geração busca trabalhar com algo que tenha um impacto positivo na sociedade, não apenas para gerar um lucro no final do período. Entenda qual é o propósito da sua empresa, quais benefícios o seu produto ou serviço trás para a sociedade; e escreva e deixa claro para todos os colaboradores para que eles saibam e sirva como um compromisso moral.

2. Não tente motivar a sua equipe apenas aumentando o salário: a remuneração não é mais um fator de motivação para os colaboradores. Não importa se você paga mais do que os concorrentes ou se tem benefícios melhores, se o ambiente da sua empresa não estiver alinhado às novas práticas, você provavelmente vai perder colaboradores importantes.

3. Elimine o excesso de burocracia: regras internas são importantes para garantir a execução dos processos, a ordem e a padronização das tarefas, mas fique atento e busque separar as regras necessárias daquelas que não precisariam existir. Dê autonomia e acredite no potencial dos colaboradores para criar processos que possam melhorar a sua operação

4. Dê aos colaboradores o poder de opinarem e demonstrarem o seu ponto de vista: esqueça aquele pensamento “como ainda não possuem experiência, os jovens não sabem do que estão falando”. É extremamente importante que você escute todos os pontos de vista da equipe e mais importante, crie um ambiente em que eles se sintam a vontade e não reprimidos de compartilhar conhecimento e opiniões.

5. Certifique-se e forneça meios para que a equipe esteja sempre aprendendo algo novo: esse é um dos principais fatores que motivam a nova geração. Participe os novos colaboradores de reuniões e discussões para que eles consigam aprender mais sobre as outras áreas da empresa e sobre o seu negócio.

6. Aprecie, reconheça e encoraje os colaboradores mais jovens: assim como qualquer outro colaborador, os jovens também cometem erros ou podem se sentir pouco confiantes no início. Crie um canal de comunicação aberto com eles e faça com que se sintam acolhidos pela empresa

Você pode se surpreender como simples atitudes no dia a dia podem fazer uma grande diferença no resultado da sua empresa!

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