Ao desenvolver um planejamento estratégico, grande parte das empresas dedicam muito tempo e esforço para a descrição da missão e visão, análise do ambiente externo e interno e desenvolvimento de objetivos estratégicos e das metas, mas acabam não dando a devida atenção às iniciativas.
Essa é uma das principais razões pela qual esse tema, muitas vezes, seja considerado extremamente teórico e pouco aplicável à prática.
Mas, afinal, o que são as iniciativas?
Imagine que você já tenha feito um estudo a respeito do seu mercado e das eventuais oportunidades e ameaças que estão relacionadas a ele.
Você já sabe quais são os seus principais recursos internos e quais desses recursos te garantem uma vantagem competitiva sustentável em relação aos seus concorrentes.
Você já definiu a sua missão e visão e todas as metas estratégicas que, se atingidas, levarão a sua empresa a outro patamar, com um desempenho melhor em relação ao cenário atual. Porém, o grande ponto é: o que fazer na prática para que todas essas metas sejam de fato alcançadas?
As ações, desdobradas a partir de cada meta estratégica, que os colaboradores da empresa devem realizar na prática, são chamadas de iniciativas. Essas ações podem ser consideradas como pequenos projetos de melhorias e traduzem como a empresa irá atingir a meta.
Portanto, uma vez que essas iniciativas sejam bem estabelecidas e eficientes, cabe a empresa aplicá-las em seu dia a dia para que os objetivos sejam alcançados num médio a longo prazo.
Por que as iniciativas são tão importantes?
A escolha de uma estratégia vencedora e um bom estudo do ambiente e definição dos objetivos e metas não garante que de fato você consiga implementar todas as ideias na prática.
O mais comum é vermos grandes planos estratégicos engavetados, pois as empresas não dão a mesma importância do estudo às iniciativas. E são justamente elas que traduzem todo o planejamento em ações.
Como desenvolver iniciativas eficientes?
O processo de desenvolvimento das iniciativas pode ser separado em algumas etapas: a primeira com relação ao levantamento das possíveis ações a serem realizadas, definição das principais e priorização da execução
Para que as iniciativas de fato sejam aplicadas com sucesso, é necessário que elas contenham os seguintes itens:
- Tenha um começo, meio e fim bem estabelecidos;
- Responsáveis claramente definidos;
- Recursos propriamente alocados, sendo eles monetário ou capital intelectual;
- Esteja fora da rotina da organização;
- Tenha impacto direto e relevante na estratégia.