Ao desenvolver um planejamento estratégico, grande parte das empresas dedicam muito tempo e esforço para a descrição da missão e visão, análise do ambiente externo e interno e desenvolvimento de objetivos estratégicos e das metas, mas acabam não dando a devida atenção às iniciativas.

Essa é uma das principais razões pela qual esse tema, muitas vezes, seja considerado extremamente teórico e pouco aplicável à prática.

Mas, afinal, o que são as iniciativas?

Imagine que você já tenha feito um estudo a respeito do seu mercado e das eventuais oportunidades e ameaças que estão relacionadas a ele.

Você já sabe quais são os seus principais recursos internos e quais desses recursos te garantem uma vantagem competitiva sustentável em relação aos seus concorrentes.

Você já definiu a sua missão e visão e todas as metas estratégicas que, se atingidas, levarão a sua empresa a outro patamar, com um desempenho melhor em relação ao cenário atual. Porém, o grande ponto é: o que fazer na prática para que todas essas metas sejam de fato alcançadas?

As ações, desdobradas a partir de cada meta estratégica, que os colaboradores da empresa devem realizar na prática, são chamadas de iniciativas. Essas ações podem ser consideradas como pequenos projetos de melhorias e traduzem como a empresa irá atingir a meta.

Portanto, uma vez que essas iniciativas sejam bem estabelecidas e eficientes, cabe a empresa aplicá-las em seu dia a dia para que os objetivos sejam alcançados num médio a longo prazo.

Por que as iniciativas são tão importantes?

A escolha de uma estratégia vencedora e um bom estudo do ambiente e definição dos objetivos e metas não garante que de fato você consiga implementar todas as ideias na prática.

O mais comum é vermos grandes planos estratégicos engavetados, pois as empresas não dão a mesma importância do estudo às iniciativas. E são justamente elas que traduzem todo o planejamento em ações.

Como desenvolver iniciativas eficientes?

O processo de desenvolvimento das iniciativas pode ser separado em algumas etapas: a primeira com relação ao levantamento das possíveis ações a serem realizadas, definição das principais e priorização da execução

Para que as iniciativas de fato sejam aplicadas com sucesso, é necessário que elas contenham os seguintes itens:

  • Tenha um começo, meio e fim bem estabelecidos;
  • Responsáveis claramente definidos;
  • Recursos propriamente alocados, sendo eles monetário ou capital intelectual;
  • Esteja fora da rotina da organização;
  • Tenha impacto direto e relevante na estratégia.
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