A remuneração por si só não é mais o fator responsável pela motivação dos colaboradores nas empresas. Atualmente, existem outras variáveis que impactam o desempenho e a motivação dos colaboradores, como podemos ver através do texto Como lidar com a nova geração , em nosso blog. Por outro lado, a remuneração é um fator que, se estiver mal definida e pouco eficiente, pode contribuir para a desmotivação dos funcionários.

Portanto, você como empreendedor deve estar atento para criar um formato de remuneração eficiente e justo.

Entenda como fazer na prática:

1. Respeite a hierarquia da empresa: colaboradores de níveis inferiores não devem ganhar mais do que os seus superiores. Os pares definidos pelo organograma não podem ter uma remuneração tão discrepante. O sentimento de injustiça e desvalorização do funcionário é um dos principais motivos para o pedido de demissão

2. A remuneração ideal deve ser composta por 3 itens: salário fixo, remuneração variável baseada no atingimento de metas quantitativas e remuneração variável no atingimento de metas qualitativas de acordo com a avaliação de comportamento dos funcionários (entenda a importância e como fazer uma avaliação de desempenho adequada em nosso próximo blog)

3. Atenção com a proporção desses 3 itens como pacote de remuneração: ela deve ser definida de acordo com o impacto direto que a função exercida pelo colaborador tem no resultado financeiro da empresa, ou seja, a equipe de venda, responsável direto pelo faturamento da empresa deve ter uma remuneração com maior foco em metas quantitativas, enquanto colaboradores ligados ao financeiro ou ao atendimento de clientes, podem ter metas qualitativas com maior importância.

4. Procure saber como é a remuneração dos seus concorrentes diretos: você está na média do mercado? Lembre-se que o salário, de acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg, não é um fator motivacional, mas sim desmotivacional! Ou seja, se você estiver muito abaixo da média, eventualmente o seu colaborador ficará insatisfeito e buscará emprego em outra empresa

5. E não se esqueça, procure dar um aumento esporádico para os melhores colaboradores, baseado no mérito! Apesar de parecer óbvio, essa tarefa é muitas vezes esquecida pelos gestores, quando estão sobrecarregados com tarefas operacionais do dia a dia.

 

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