Muitas pessoas consideram que realizar um planejamento financeiro para a sua empresa é uma prática desnecessária e uma perda de tempo, afinal se não conseguimos prever o futuro por que deveríamos gastar esforços e tempo pensando em um cenário que provavelmente não será real?

Bom, um primeiro passo é termos em mente que planejamentos financeiros não são realizados com o intuito de adivinharmos o futuro. O planejamento financeiro é realizado pelas empresas com o objetivo de entender quais são os diferentes cenários em que a empresa pode se ver no futuro, mas principalmente como deve ser a sua estrutura financeira para cada um dos cenários.

Em outras palavras, as empresas conseguem antecipar as decisões estratégicas e transformar as premissas levantadas nas análises de cenários em metas operacionais para a equipe. Independente se as metas forem atingidas ou não, com o planejamento financeiro os empreendedores saberão quais serão as consequências desses resultados para o seu negócio e o que deve ser ajustado em cada situação para que não tenha prejuízos.

Para realizar um bom planejamento financeiro, podemos seguir as seguintes etapas:

1. A primeira parte para realizar um planejamento financeiro é levantar e analisar o histórico dos dados financeiros, ou seja, entender onde estávamos e onde estamos atualmente. O ideal é levantar um histórico de, no mínimo 2 anos para trás.

2. É importante classificar os lançamentos em categorias e centros de custos, pois dessa forma a análise passa a ser mais específica para cada segmento da empresa. (se você quiser saber mais sobre como criar as classificações, olhe no texto x no nosso blog)

3. A segunda parte é pensar e refletir quais são os objetivos financeiros da empresa de curto, médio e longo prazo. Comece de trás para frente, defina quanto você gostaria ter de lucro num cenário otimista, realista ou pessimista

4. A terceira etapa é a mais importante: de acordo com as 3 linhas de lucro que você imaginou, através de premissas, pense como deveria ser a estrutura da sua empresa para que você consiga atingir cada uma das linhas de lucro, ou seja, quantos funcionários deve ter, qual deve ser o custo com matéria-prima, equipamentos, aluguel entre outros. Separe todos esses custos também de acordo com a classificação de categoria e centro de custo

5. Na quarta etapa é necessário calcular a receita que a sua empresa deve ter para cobrir todos os custos levantados nos diferentes cenários e ainda ser suficiente para atingir o lucro sugerido no primeiro momento

6. Por fim, busque opiniões de pessoas de fora da empresa, que possam validar e criticar o planejamento e as suas premissas. Eles podem ver coisas que você, por estar tão dentro da operação, não perceba.

As empresas que conseguem seguir todos esses passos, criando os três cenários e as diferentes estruturas de custo e receita para cada um deles, passam a ter uma visão ampla sobre a empresa e conseguem tomar decisões mais rápidas e assertivas no dia-a-dia.

 

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