No início de um negócio, talvez a parte financeira não lhe demande tanto, as movimentações são poucas e o controle financeiro acaba não sendo o foco do empreendedor.
Contudo, quando a empresa começa a ganhar corpo, as vendas começam a aumentar e as despesas também, o controle e organização dos processos financeiros podem se tornar complexos, mas serão fundamentais. É aqui que muitos empresários começam a perder o controle e às vezes o negócio!
Iniciando uma gestão financeira eficaz
Para uma Gestão Financeira eficaz, o ponto de partida é definir objetivos de curto, médio e longo prazo e uma das formas mais eficientes de orientar o empreendedor nesta jornada é através do entendimento dos números. Sem eles, será como navegar em um oceano com mar revolto, sem saber como e para onde está indo.
Algumas informações precisam ser analisadas e medidas constantemente. Algumas ferramentas como Balanço patrimonial, demonstrações de fluxo de caixa e demonstrações do resultado do exercício (DRE) podem gerar uma visão completa da saúde financeira do seu negócio.
É muito importante analisar os principais resultados de um período, como: faturamento, ticket médio, despesas com vendas, despesas gerais, custo fixo, folha de pagamento e principalmente o lucro.
Uma grande armadilha e um erro cometido por muitos, é não saber a diferenciar o que é lucro e o que é caixa.
A utilização do caixa como lucro, pode trazer uma série de problemas, pois esse montante financeiro poderia estar comprometido com obrigações com terceiros e não poderia ser utilizado pelo gestor para outros fins.
Outra análise importante é quanto ao fluxo de caixa, essa demonstração financeira precisa ser gerenciada diariamente, pois será através dela que você conseguirá ter um panorama futuro de todos os recebimentos e pagamentos que a empresa terá nos próximos dias e meses.
Esse controle te ajudará a se preparar antecipadamente para os momentos de alta ou de baixa financeira, evitará a tomada de empréstimos de modo desnecessário e principalmente a aplicação do caixa para que a empresa consiga valorizar ainda mais seu dinheiro através do rendimento deste montante em aplicações.
A organização financeira também pode ser muito importante para ajudar na identificação dos pontos fortes e pontos fracos. Saber, por exemplo, o que mais afeta seu custo é essencial para construir negócios mais sustentáveis e enxutos.
Ainda, é vital o alinhamento e a familiarização com a tecnologia. Nos dias de hoje muitos softwares podem otimizar o tempo da sua equipe e contribuir muito para a organização financeira do seu negócio.
Por fim, após as finanças organizadas é hora de ler os números e aproveitar essas informações de modo estratégico para se diferenciar ou se reinventar.
Conheça nosso Blog